
Chegou ao Sporting a meio da época 1990/91 vindo do clube búlgaro ETAR Trnovo. Estreou-se frente ao Penafiel em Janeiro de 1991 e rapidamente demonstrou as qualidades que o tornariam figura incontornável do clube e ídolo dos adeptos. Já era o expoente máximo da equipa nas épocas anteriores mas a grande temporada de Bala no Sporting foi em 1993/94. Nesse ano, apontou 21 golos!! Foi o melhor marcador da equipa no campeonato e na Taça de Portugal. Nas meias finais desta competição, Balakov apontou 5 golos ao Lourosa numa goleada de 6-0 em Alvalade. Coroando uma época memorável a nível individual, Bala foi um dos obreiros da fantástica participação da Bulgária no Mundial dos Estados Unidos, alcançando o quarto lugar.
Permaneceria em Alvalade na época seguinte mas, apesar de continuar em muito bom plano, ficou na sombra de um Figo que apareceu a um nível fantástico, em 1994/95. Felizmente, quis o destino que o último jogo de Balakov (e já agora, de Figo também) coincidisse com a conquista do único troféu com a camisola verde e branca. Foi na final da Taça de Portugal, em que o Sporting venceu o Marítimo por 2-0, com dois golos de Iordanov. Bala sairia então para o Estugarda, onde também se tornou num símbolo do clube.
Em 4 épocas e meia ao serviço do Sporting (entre Janeiro de 1991 e Maio de 1995), Bala realizou 168 jogos e apontou 59 golos. Um jogador que deixou muitas saudades! Quem sabe se não regressará brevemente ao clube noutras funções?