Thursday, November 03, 2005

Faltam Luizinhos ao Sporting!


Com tantos golos sofridos pelo Sporting , é normal que os adeptos relembrem com saudade alguns dos grandes jogadores que passaram pela sector defensivo do clube de Alvalade.
Um deles foi Luizinho! Um dos melhores jogadores da história do Atlético Mineiro (um grande clube que este ano luta desesperadamente para não descer de divisão no campeonato brasileiro), Luizinho era um central de classe, excelente na marcação, no desarme, no posicionamento em campo e no jogo aéreo. Vestiu a camisola da selecção brasileira por 36 ocasiões, participando como titular no Mundial de 1982 em Espanha.
Chegou ao Sporting em 1989 e aí permaneceu durante 3 épocas. Mostrou toda a sua categoria em Alvalade e foi uma das figuras da campanha europeia de 1990/91, quando o Sporting atingiu as meias-finais da Taça UEFA. Foi também fustigado com algumas lesões nos joelhos, deixando Alvalade em 1992 para representar o Cruzeiro, onde terminou a carreira...

6 comments:

Anonymous said...

Boa posta!!!grande memória, talvez o melhor central que passou pelo Sporting, penas as lesões no fim de carreira.

Rui said...

O Maior central que já vi jogar e a melhor dupla da minha vida, com o Grande Capitão Venâncio.

No entanto acho que o homem chegou mais tarde e não jogou de forma nenhuma 5 épocas... confundiste se calhar com o Duilio ou com o Marco Aurelio.

Saudades de um tempo em que tinhamos centrais de categoria!!

Peyroteo said...

Tens razão, Rui! Peço desculpa pelo engano e vou rectificar. De facto, o Luizinho chegou em 1989 (estreou contra o GUimarães, num célebre jogo que vencemos 3-2 em Alvalade, na primeira jornada) e saiu em 1992. Fez 98 jogos pelo Sporting e marcou 4 golos!

Pedro said...

Sem dúvida um dos melhores centrais q o scp teve. E tb gostei muito do Marco Aurélio q veio do Unão da Madeira. Muito bom tb.

Rui : qd dizes "O Maior central que já vi jogar e a melhor dupla da minha vida" estás a referir apenas e só à equipa do scp né?

Rui said...

Pedro,

Naturalmente apenas em relação ao Sporting, embora deva dizer que não posso afirmar que esta foi a melhor dupla de sempre pela falta de continuação do trabalho, fruto também da idade de um e das lesões recorrentes do outro.

Numa das épocas em que jogaram, creio que a da meia final da Uefa, foram mesmo considerados a melhor dupla de centrais na Europa, o que só vem provar que estiveram no topo.

Infelizmente, como é normal no Sporting, os processos ficam sempre a meio, seja por má gestão seja por azares vários.

Quanto a Venâncio, tenho-o como um dos grandes jogadores do Sporting e do futebol nacional, que só não chegou mais longe devido aos problemas fisicos que sempre o apoquentaram.

Ainda espero vê-lo voltar ao Clube como técnico.

Anonymous said...

Só foi pena aquela barracada que deu contra o Dínamo Bucareste. Fomos eliminados pela falta de velocidade dele. Mas lá que o homem irradiava classe, isso nem se discute.